quinta-feira, julho 3, 2025
HomeBOM SUCESSOBom Sucesso realiza a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa:...

Bom Sucesso realiza a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa: por um envelhecimento com equidade, direitos e participação

Fonte:Da Assessoria da Prefeitura Municipal

No dia 13 de junho de 2025, o município de Bom Sucesso – PR sediou a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, reunindo dezenas de participantes na Casa da Cultura Professora Maura Dias Gonçalves. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento foi um importante marco na construção de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das pessoas idosas na cidade.
A conferência foi aberta oficialmente pela prefeita Rosana Ferreira Lopes, que destacou a importância de garantir um envelhecimento digno, ativo e com participação social. Também compuseram a mesa de abertura a Secretária Municipal de Assistência Social, Farailde Campos, e o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Walysson Matheus Pereira da Silva, que foi eleito durante a conferência como delegado representante de Bom Sucesso para a etapa estadual.
Ao longo do encontro, foram debatidos cinco eixos temáticos fundamentais: financiamento das políticas públicas; proteção à vida e ao cuidado integral; enfrentamento à violência e ao abandono; participação social e protagonismo; e fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa. Esses temas foram discutidos em grupos de trabalho, gerando propostas locais que serão encaminhadas para as próximas etapas da conferência estadual e nacional.
A realização da 5ª Conferência reforça o compromisso de Bom Sucesso com o enfrentamento das desigualdades e com o reconhecimento da diversidade do envelhecimento, considerando aspectos como gênero, raça, deficiência, orientação sexual e condição socioeconômica. Com base em dados nacionais e observações locais, os participantes apontaram para a urgência de ampliar o acesso a serviços públicos, garantir o respeito aos direitos já previstos em lei e incentivar a participação ativa da população idosa nas decisões que impactam suas vidas.


MAIS RELACIONADOS
- Advertisment -spot_img

MAIS LIDO

Recent Comments